quinta-feira, 29 de novembro de 2012




1.4 Entrevista na escola


Na escola onde atuo como professora entrevistei e observei a atuação das minhas companheiras de trabalho frente as tecnologias.O que vejo diariamente é que o uso da tecnologia se divide em várias situações,desde a simples consulta a internet ou ao uso de equipamentos de multimídias na sala de aula.
    Sendo assim o que observo é que na maioria dos casos eles usam os equipamentos de acordo com suas conveniências,ou seja usam somente quando interessam.No caso da consulta a internet eles vão a blogs,sites e procuram somente atividades que possam lhe auxiliar na sala,no caso de usar aparelhos de multimídias eles usam apenas para passar filmes que servem apenas como descanso ou interferimento.
    A busca pelo uso consciente da tecnologia que venha de acordo com as necessidades dos conteúdos trabalhados pelos alunos são quase escassos,ou seja a maioria não querem colocar situações onde o aluno seja um sujeito ativo do seu conhecimento,nisso os alunos muitas vezes se sentem oprimidos pelos meios tecnológicos pois nada importa o que eles realmente sentem ou querem em determinadas aulas.Já vi muitas situações onde os alunos vão para estes encontros contrariados e deprimidos pois o que fazem é somente ver inúmeras e inúmeras   atividades sem razão ou importância nenhuma.
    Os meios tecnológicos estão sempre a disposição dos professores,todos têm acesso ao computador nos seus horários de módulos,porém os sites mais procurados não são aqueles que vão de encontro com os alunos,porque de acordo com as respostas que obtive eles procuram mais atividades prontas digitadas e imprimidas onde eles reproduzem apenas o que já vêm passado por outras pessoas.
    Os alunos não são incentivados a pesquisar em computadores não sei se porque lá não possui ainda laboratório de informática e constitui uma população muito carente da cidade o que inibe o professor a mandar eles pesquisarem.Com os computadores  da escola os alunos que possuem acesso são somente os da sala recurso pois existe um para eles.
    Muitos professores estão esperançosos com a sala de informática que virá pra escola,confesso que eu também,porém vejo depois desta entrevista que se a prática de alguns professores não forem mudados a situação continuará a mesma.Os alunos continuarão com a mesma aversão aos recursos tecnológicos de antes.
    O que necessita é mudar a prática pedagógica, a escola deve reestruturar seus objetivos frente as tecnologias para que forme um aluno reflexivo frente ao uso das tecnologias e não mais um alienado nas mãos das novas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário